Resenha | Saga - Ordem Geek

Breaking

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Resenha | Saga


Título: Saga
Autor: Brian K. Vaughan
Arte: Fiona Staples
Editora: Image
Ano de Lançamento: 2012
Edições: Em andamento
Sinopse

Em meio a uma terrível guerra que assola a galáxia, dois soldados de lados opostos se casam e têm uma filha. Isso é apenas o começo dos transtornos para ambos, que precisam fugir de seus respectivos exércitos e de todo outro tipo de perigo para (tentar) encontrar um lugar para viver em paz.

De uma forma resumida, Space Opera é um sub-gênero de Ficção Científica que tem como base histórias aventurescas no Universo ou Planetas distantes da Terra. Apesar do termo "Space Opera" ser pouco conhecido, ele é fortemente presente na cultura pop moderna.

Esse sub-gênero conta com grandes obras como Perry Rhodan‎, Babylon 5Battlestar Galactica‎, Doctor WhoHalo e Star Trek, mas é através de Star Wars que Space Opera é reconhecido e tamanho é a importância dessa obra para o sub-gênero que muitas pessoas acabam usando "História tipo Star Wars" para descrevê-lo. Apesar de Star Wars ser considerado Space Opera muitas pessoas (a maioria, na verdade) não caracteriza os filmes como Ficção Científica, mas sim como fantasia, o que nos leva a uma situação um pouco engraçada. Achei pertinente tocar nesse assunto, citando Star Wars como uma obra de Fantasia justamente por essa forte característica de Saga, que mesmo não sendo Ficção Científica ainda é caracterizado como Space Opera, muitas vezes descrita como uma mistura de Star Wars e The Lord of the Rings.


Sobre Saga

 Saga tem uma premissa simples, com um começo recheado de estereótipos de uma história que a primeira vista parece clichê. É estranho começar assim falando da melhor série em quadrinhos da atualidade e uma das melhores de todos os tempos. Mas isso é só mais um porquê de Saga ser tão elogiada e ganhar tantos prêmios. Brian K. Vaughan consegue usar com maestria todos os elementos em que estamos acostumados a ver em histórias de ficção e fantasia e consegue "brincar" com isso, colocando o leitor em uma zona de conforto, achando que já conhece o que está sendo apresentado para logo em seguida fazer todo esse achismo desmoronar e apresentar algo que faço você dizer "uau". Não bastasse só a genialidade do enredo e diálogos, Saga ainda conta com a brilhante arte de Fiona Staples cujo trabalho em Saga lhe rendeu diversos prêmios. A forma como Staples consegue dar vida ao universo criativo de Vaughan é fenomenal. Seu traço é preciso e as cores são lindas.

Terra a Vista é o maior planeta do Universo, lar dos Alados e Terra de grandes avanços tecnológicos, possui um único Satélite Natural, Grinalda, lar de seres místicos que lembram muito os faunos possuindo uma forte ligação com a natureza e a magia. Desde muito tempo ambos travam uma guerra ferrenha e após incontáveis acidentes acharam melhor "terceirizar" a guerra. Aqui já começa a genialidade de Vaughan, que através dos detalhes começa a fazer uma forte crítica à nossa sociedade capitalista e aos incontáveis conflitos militares. Em meio a isso somos apresentados a Alana, uma alada e Marko, de Grinalda. Através de um livro de romance ambos acabaram por se conhecer e mesmo contra tudo e a todos se juntaram e deram a luz a uma menina hibrida. Tal ato é uma afronta a tudo que ambos os lados lutam, "como puderam se juntar e se acasalar com o inimigo?". Temendo uma grande revolta ambos os lados mandam, e pagam, seus melhores homens para partirem em uma caça atrás do casal.

Como falado anteriormente, a premissa da história é simples, mas o que realmente da destaque para essa série é gama de personagens interessantes, o desenvolver da história e a forma como é tudo mostrado. Existe todo um cuidado por parte do Vaughan sobre a relação dos personagens, todos se interligando em algum ponto. A história, apesar de possuir bastante diálogo e foco nos relacionamentos, é intensa e cheia de ação, e a maioria das edições consegue terminar em grande clímax.



Saga é uma história que chegou para bater de frente com grandes obras como Star Wars e Star Trek. Sendo um prato cheio para os amantes de Ficção, Fantasia, Aventura ou para quem está procurando algo diferente do padrão de super-heróis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages