Resenha | Mistborn: O Império Final - Ordem Geek

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terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Resenha | Mistborn: O Império Final



Título: Mistborn: Nascidos da Bruma - O Império Final
Título Original: Mistborn: The Final Empire
Autor: Brandon Sanderson
Tradutora: Marcia Blasques
Editora: Leya
Ano: 2014
Páginas: 608

Mistborn é mais um excelente livro da nova ficção fantástica. Você não irá encontrar Cavaleiros e Magos, em vez disso estará cercado de ladrões e nobres. Você não embarcará em uma jornada para recuperar (ou destruir) um item mágico para salvar o mundo, na verdade você irá acompanhar os planos de uma rebelião para destruir aquele que um dia salvou o mundo.

Brandon Sanderson é atualmente um dos maiores nomes quando se fala de Ficção Fantástica, se você não ouviu muito esse nome, prepare-se para ouvir, até porque Sanderson é uma verdadeira máquina de escrever, lançando em torno de 4 livros por ano. Mas não pense que pela rapidez de sua escrita seus livros sejam simples ou pequenos, muito pelo contrário, a qualidade de seus livros e a atenção que ele da para seu universo são imensas. O que poderia ser uma desvantagem, nas mãos de Sanderson torna-se algo bom, porque para um leitor não existe nada melhor que o lançamento de um bom livro.

Com uma escrita muito agradável e fluída, Sanderson consegue fazer um livro "completo".  Seu Universo é bem construído, com um sistema de magia conciso e muito bem explorado; os personagens são carismáticos e únicos, tendo um deles, Vin, uma grande evolução; a história consegue mesclar muito bem as partes de ação dos combates e treinamento com os momentos mais calmos de explicações do universo e das intrigas dos bailes nobres.

História




O mundo era um lugar belo, com sua extensa fauna colorida pelas flores, lar das mais diversas criaturas e raças, que estavam espalhadas por todo o mundo, cada qual com seus costumes, crenças e culturas. Então surgiu um mal, as Profundezas, capaz de destruir a tudo e a todos. Uma lenda dizia que um herói apareceria e salvaria o mundo, mas ele falhou. Corrompido pelo poder, ele se tornou o carrasco do mundo.

O mundo tornou-se um lugar cinza e sem vida. A noite, as brumas surgem tampando as estrelas e trazendo consigo seus espectros. O "herói" se proclamou Senhor Soberano, um ser divino e passou a controlar tudo. Todos aqueles que não se curvaram diante dele, caíram. Todas as crenças foram esquecidas. Aqueles que o ajudaram a se erguer, ganharam um lugar de destaque, tornaram-se nobres, as demais raças foram perseguidas, mortas e escravizadas. Por mil anos rebelaram-se, atacaram-no tentando matá-lo, mas todos falharam. O Senhor Soberano prevaleceu. Ele era imortal. Ele era um deus.

É neste cenário terrível em que somos apresentados a Kelsier, ex-líder da maior gangue de ladrões, que ao escapar das Minas de Hathsin, a mais terrível das prisões, descobre ter os poderes Alomânticos de um Nascido das Brumas, uma magia antiga e poderosa. Com seus novos poderes, Kel, alia-se com a Rebelião Skaa e com a ajuda de seus antigos amigos começa a planejar a queda do Senhor Soberano. Em meio a tudo isso, surge em seu caminho a jovem Vin, uma garota perdida, temerosa e nascida da bruma que precisa aprender a dominar seus novos poderes e aprender a confiar em seus novos amigos.

A história é dividida, basicamente, em 3 núcleos:

O planejamento e as execuções dos planos da rebelião skaa é o plot principal da história. São nessas partes onde os acontecimentos mais importantes acontecem e onde a maior parte dos personagens secundários fazem parte. Apesar de haver muitas explicações sobre o universo, Brandon Sanderson consegue encaixar isso muito bem no contexto da história, usando da ferramenta do "guia" explicando para seu pupilo como as coisas no mundo funcionam.

O treinamento alomântico da Vin não chega a ser um plot da história, mas essas partes possuem um grande espaço no livro. Apesar de haver bastante explicações sobre o funcionamento do sistema de magia, essa parte é a que possui mais ação na história, já que o treinamento é prático. Sanderson consegue mais uma vez encaixar muito bem a explicação do seu universo no contexto da história, mostrando tudo com muito dinamismo. Além disso, por conta do seu sistema de magia ser muito bom, é um deleite poder aprender junto com a Vin como tudo funciona.

Por fim temos os bailes nobres. Apesar de ser a parte mais "parada" do livro por não haver ação, funciona bem como anticlímax, intercalando com os outros plots. A base dos acontecimentos são focados na intriga e romance, mostrando muito bem a evolução de alguns personagens.

Universo



O Império Final é o "mundo" onde acontece toda a história. Outrora um lugar belo, agora é um lugar devastado e gasto, onde o sol, agora vermelho, castiga a todos e as chuvas de cinzas são frequentes, mas nada disso se compara as brumas, uma densa neblina que todos temem e que sempre surge ao cair da noite.

Muitas raças e culturas foram extintas com o passar dos anos, restando apenas 3 delas. Os nobres são uma raça que apoiáram o governo do Senhor Soberano no início e por isso receberam alguns privilégios como as terras para cultivar, o mar para pescar, as florestas para retirarem árvores, ferros para forjarem e os skaas para trabalharem pra eles. Assim como os nobres foram recompensados pelas ações de seus ancestrais, os skaas foram punidos, reduzidos a escravos  e tratados como inferiores aos animais, eles são a mão de obra do Império Final. Não tendo uma vida tão sofrida quanto os skaas, os terrisanos também foram punidos a uma vida de serventia, sendo treinados desde jovens para servirem como mordomo dos nobres.

Alomancia



Um dos grandes destaques do livro é o sistema de magia maravilhoso e original que Brandon Sanderson criou. Tudo é equilibrado, muito bem estruturado e desenvolvido, lembrando bastante o cuidado dos sistemas de magia encontrado em grandes RPGs.

Alomancia é a arte/capacidade que algumas pessoas possuem de queimar metais em seu organismo e usar os poderes deles. Mas apenas 16 tipos específicos de metais possuem propriedades "mágicas", sendo 8 deles básicos e 8 superiores. Os básicos são dividos em dois grupos:

Metais Físicos

Ferro: conhecido como atraidores, os alomânticos com a capacidade para queimar esse metal podem "puxar" metal. Uma forma clara de entender como esse poder funciona é imaginar que o atraidor possui uma corda amarrado a todos os metais a sua volta e ele pode pegar qualquer corda e puxar. Mesmo na alomancia, as regras da física ainda se aplicam, o que acaba gerando dois efeitos ao se usar esse poder. Quando um atraidor puxa um metal mais leve que ele, o metal voa em sua direção; enquanto que se o metal for mais pesado que o atraidor, acontece o contrário, ao "puxar a corda" é o atraidor que acaba voando em direção ao metal.

Aço: os lançamoedas possuem um poder similar aos atraidores, mas invés de puxarem um metal, eles conseguem empurrá-lo, sendo que as leis da física continuam aplicando a eles. Ao empurrar um metal, se o mesmo for mais leve que o lançamoeas, será jogado longe; mas, se o metal for mais pesado que o lançamoedas, será ele quem irá ser jogado longe, na direção contrária ao metal. O nome "lançamoedas" surgiu em decorrência de uma prática muito comum a esses alomânticos, onde eles lançam moedas contra o chão para que a força da alomância os jogue para cima, e fazendo isso sucessivamente eles conseguem "voar".

Estanho: os Olhos de Estanho conseguem amplificar seus sentidos, conseguindo ouvir melhor, enxergar mais longe e com maior clareza, sentem cheiro de forma mais nítida e tem o tato mais sensível, conseguindo com isso andarem em meio as brumas sem muita dificuldade. Em sua maioria acabam trabalhando como guardas.

Peltre: os Brutamontes podem melhorar significativamente suas capacidades físicas com a queima do metal, conseguindo além de uma grande força, velocidade, resistência e equilíbrio. Mas tantas vantagens também acabam trazendo problemas. Apesar de melhorar a resistência do organismo, o uso exagerado do Peltre acaba desgastando bastante do organismo, exigindo um bom descanso após seu uso.

Metais Mentais

Zinco: os Abrantadores possuem a capacidade de acalmar determinadas emoções de outras pessoas, tanto de modo geral quanto específicos, podendo acalmar todas com exceção de uma ou duas emoções, fazendo assim com que o alvo sinta apenas o que o abrandador deseja. É importante lembrar que o Zinco não permite que o abrandador consiga ler os pensamentos ou emoções de alguém, mas apenas abrandar eles.

Latão:  os Tumultuadores possuem um poder contrário dos abrantadores, mas que consegue gerar efeitos similares. Os alomânticos do latão conseguem tumultuar as emoções de outras pessoas, tornando essas emoções mais fortes e poderosas. Assim como o Zinco, o Latão não permite que o alomântico consiga ler os pensamentos ou emoções de alguém.

Bronze: os Buscadores, ao queimarem o bronze, conseguem sentir os pulsos da alomancia emitidos por outros alomânticos quando esses queimam algum metal.

Cobre: os Esfumaçadores são a contra-parte  dos Buscadores. Enquanto queimar Bronze "acha", queimar Cobre "esconde" os pulsos da alomancia. Os Esfumaçadores conseguem criar uma "nuvem" invisível que protege quem está dentro dela dos poderes do Bronze. Além disso, uma pessoa que está queimando Cobre torna-se imune as demais alomancias emocional/mental (Zinco e Latão)

Personagens


O Império Final tem como personagens principais Vin e Kelsier, os quais conseguem fazer juz em serem o centro da história, demonstrando grande carisma e crescimento durante o desenvolver da história (principalmente Vin).

Mistborn segue uma tendência atual de protagonistas femininas em histórias fantásticas, muitos deles conseguindo mostrar de fato que as mulheres podem ser tão e até mais "fortes" que os homens. Sanderson consegue criar mais uma ótima personagem para entrar nessa lista, sendo muito difícil ler e não se apaixonar pelos dramas e esforço de Vin.

Além dos protagonistas a história conta com uma gama ampla de outros bons personagens, mas que infelizmente são pouco explorados. Alguns são até bastante presentes na história, como o grupo de ladrões que ajudará a comandar o golpe contra o Senhor Soberano, onde cada um acaba ensinando algo da Alomancia para Vin, mas no geral até eles são deixados como segundo plano, deixando todo o destaque da história para os protagonistas.

Escrita


Mistborn: Império Final é escrito na terceira pessoa onde o foco de acompanhamento muda entre dois personagens, Vin e Kelsier. Brandon Sanderson possui uma escrita simples, no sentido de não ser rebuscado, o que proporciona uma leitura rápida e "leve", o que é um pouco raro na literatura fantástica, talvez isso acabe desagradando um pouco os leitores mais "clássicos".

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