Resenha | Pilulas Azuis - Ordem Geek

Breaking

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Resenha | Pilulas Azuis



Editora: Nemo
Autor: Frederik Peeters (roteiro e arte) – Originalmente em Pilules bleues (Tradução de Fernando Scheibe).
Número de páginas: 208
Data de lançamento: Junho de 2015

Frederik Peeters conta sua história ao lado da companheira, Cati, desde os primeiros encontros nas rodas de amigos até a revelação de ela e seu filho (um menino de quatro anos, de um relacionamento anterior) serem soropositivos.
Entram em cena todas as emoções contraditórias que o autor tem de aprender a gerenciar, como amor, piedade, raiva e compaixão, sem deixar de lançar algumas verdades duras e surpreendentes sobre o assunto do HIV, seus preconceitos e o tratamento.

Resenha

Pilulas Azuis aborda um assunto pesado e sério que é o HIV de uma forma magnífica, explanando muito bem as dificuldades e o preconceito que ronda os soropositivos, tanto em sua vida social quanto, e principalmente, na vida amorosa. Apesar da história ser "simples", Peeters consegue se aprofundar bastante em sua proposta, fazendo com que o leitor reflita sobre algo a cada página.


Como é uma história autobiográfica, o sentimento de realismo e imersão na história são bem grandes. É muito interessante e agradável a forma como nos tornamos cúmplices ao acompanhar a vida de Frederik Peeters e seus dilemas acerca de seu relacionamento com Cati e seu filho. Mesmo sendo completamente apaixonado por Cati, as dificuldades que o HIV colocava em um relacionamento são grandes - medo da contaminação, preconceito e falta de informação da sociedade, a angustia e depressão que a doença pode trazer -, mas Peeters consegue mostrar como é possível contorná-las e viver uma vida praticamente normal. A história também vai além, mostrando os dramas normais de um casal e o seu relacionamento de Peeters com o filho de Cati e toda a sua aflição em decorrência do árduo tratamento do pequeno.
Com uma arte cartunesca, "Pílulas Azuis" consegue trazer uma leveza para a histórias transitando muito bem entre os diálogos dramáticos e reflexivos; e cenas leves e cômicas.


Pilulas Azuis é muito mais que uma simples história, é uma forma de se informar e de quebrar preconceitos e medos. É uma história que merece ser lida e compartilhada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages